08 novembro 2013

"Opiniões" não se discutem

Bom, de volta ao blog, achei que uma das formas de animar isto um pouco seria falar de alguns assuntos atuais, mas vistos do meu ponto de vista. Gostaria de criar "pontos de discussão" sobre alguns temas, porque acho que é importante termos opiniões formadas sobre os mais diversos temas.
Não sei se se trata do meu bichinho pelo jornalismo, mas a verdade  é que gosto de debater este tipo de questões!
E essencialmente gostava de começar já neste post com um tema que me perturba um pouco e que me deixa por vezes dividida.
Não sou grande adepta de política, e digo honestamente que pouco ou nada sei sobre a coisa.
Mas vejo notícias, leio notícias, e por tudo isto começo a construir uma opinião definida sobre o assunto.
E antes de dar propriamente a minha opinião, gostava de referir que estamos num país com liberdade de expressão, onde as pessoas têm o direito de ter a opinião que têm, sem que para isso tenham que ser "apedrejados" por outros com opiniões diferentes.
Posto isto, é óbvio que esta crise tem aniquilado (e ainda aniquila) o país. Todos os dias somos confrontados com notícias dramáticas, famílias que não têm que comer, famílias que vêe os seus rendimentos diminuir de dia para dia e por aí fora.
Mas o que vejo também são pessoas que atacam constantemente o governo que temos. E em parte têm razão, porque mal já eles têm feito a muita gente e infelizmente não vão ficar por aí.
Mas o que me corrói é o facto de as pessoas SÓ verem o que lhes está à frente dos olhos, por assim dizer.
É óbvio que a culpa do estado do país não é única e exclusivamente do governo que está no poder. Ao olharmos para trás, vemos que o 25 de Abril trouxe muitas mudanças, mudanças necessárias para termos o país que hoje temos. Mas foi também a partir desse marco que a política sofreu uma viragem, à qual os políticos muitas vezes fecharam os olhos, sem sequer preverem a situação que hoje se verifica.
Podemos também ir por outros caminhos claro: Portugal esteve quase sempre na cauda da Europa nas mais diversas áreas, e enquanto os outros países atingiam o desenvolvimento esperado, Portugal ficou sempre aquém das expectativas.
Mas, se olharmos para a atualidade, muito do que vemos hoje vem de trás, de maus governos, más decisões e maus projetos que o país enfrentou.
Não podemos, contudo, colocar tudo no mesmo saco e generalizar a situação: é óbvio que o governo atual tem prejudicado os cidadãos, em parte por não apresentar soluções credíveis que sejam um porto de salvação ao país; mas por outro lado, temos que reconhecer que todo o trabalho deixado pelos seus antecessores foi igual ou pior ainda ao que tem sido feito.
E no fim do dia, isso também pesa na nossa balança.
No fim do dia, somos um país mergulhado no obscurantismo de que o dia de amanhã vai ser igual ou pior, o que não é, necessariamente verdade...

Sem comentários: