26 outubro 2014

FIM DE SEMANA - A perdição das castanhas

Hoje foi dia das primeiras castanhas do ano. Este tempo bipolar trouxe-nos um verão tardio (muito tardio). Vamos a ver e estamos a meia dúzia de dias de Novembro. Já ninguém percebe estes dilemas do tempo.
Mas as castanhas não faltam no meu Outono. É uma das coisas que mais gosto nesta altura do ano. Para além de tudo o resto: folhas a cair, aquele sol de verão que lentamente enfraquece para o dos dias curtos de Inverno, o aconchego bom que as roupas nos começam a dar. Enfim, Outono é tempo de cores pastel, castanhos, muitos (que eu tanto adoro) e de aproveitar os últimos dias de sol fora de casa (aproveitar até às 5 da tarde porque a partir daí, já vem a noite por aí fora...)
As castanhas que me sabem melhor são as dos vendedores de rua. Para mim, são essas as genuínas, aquelas que crepitam nos fogareiros, que vêm em cones de jornal, que nos aquecem as mãos e nos lembram que já falta pouco para o Inverno e, consequentemente, para o Natal.
Fiquemo-nos pelo Outono. 
Hoje eu e o T aproveitámos o dia bom e tirámos a tarde para dar um saltinho ao Mercado da Vila, em Cascais. Este fim de semana houve um Mercado de Outono, com produtos artesanais, tanto brinquedos como alimentação, passeios de burro e as minhas tão adoradas castanhas também estavam presentes, claro.
Este tipo de actividades deixa-me mais preparada para os dias de chuva e frio que se avizinham, e convenço-me de que este calor é agradavelmente fictício!

Sem comentários: