16 novembro 2014

FACULDADE - Trabalho prático: o que os Politécnicos nos oferecem


Na terça feira passada tivemos o primeiro "trabalho de campo" enquanto futuros jornalistas.
Voltei às origens, aquela que foi a primeira faculdade que me acolheu enquanto "primeira vez como caloira". Foi bom estar de volta, mas é óptimo poder dizer que sou da ESCS.
Sentimentalismos à parte, o nosso trabalho consistiu em assistir a conferências, à nossa escolha, inseridas no Seminário Internacional do CIMJ - Media, Democracia e Cidadania na Era Digital.
O objetivo é escrevermos um artigo acerca da(s) conferência(s) que achámos mais interessantes, do que ouvimos, dos relatos dos oradores, as ideias principais, and so on.
Gostei imenso desta aula prática fora da típica sala de aula. Acho que é uma mais valia fazer parte de um politécnico, onde nos oferecem uma componente muito mais prática, embora a teoria esteja sempre na base. 
Não quero com isto dizer que as Instituições Universitárias são piores. Acho que existem diferenças, as quais devem ser pesadas na balança na altura de escolher o nosso futuro enquanto estudantes do Ensino Superior.
Embora sempre tenha querido ir para a ESCS, sei que outros cursos de Comunicação Social e Ciências da Comunicação oferecem planos mais virados para a teoria, o que, para mim, seria algo mais aborrecido e desmotivante.
Gosto de mexer, de contactar, de experienciar, e sei que estou no sítio certo, capaz de satisfazer as minhas aspirações e curiosidades.
Para mim, o Instituto Politécnico faz todo o sentido, assim como o Ensino Universitário. 
São as nossas escolhas, os nossos objetivos que nos traçam o caminho.
Podemos simplesmente aceitá-lo ou mudá-lo.

2 comentários:

C. disse...

verdade! está tudo ao nosso alcance...

Sara Moreira disse...

Acho que depende um pouco dos cursos, se queremos um curso que seja mais teórico o melhor é uma universidade, caso contrário o politécnico é sem dúvida a melhor opção :)