02 dezembro 2014

BLOG - Plágio é feio (e é crime, óbvio!)


No outro dia falava-se de trabalhos plagiados numa cadeira para a qual tenho de escrever uma recensão.
E isso fez-me recordar de um caso que aconteceu comigo há cerca de 2 anos. 
Este blog é, para muitos, apenas mais um entre tantos que por aí andam. 
Mas houve quem achasse que era um blog tão bom, com textos tão bons (há tanto a melhorar, embora eu goste de tudo o que escrevo) que não vai de modos e copia-me os textos. 

Sem autorização.

Desenganem-se se pensam que eu fiz a busca no google e encontrei excertos de textos num outro blog. 
Este pormenor foi o mais parvo: na altura, uma rapariga deixou um comentário a um post meu aqui no blog, elogiando os meus textos. Aproveitou e deixou o link do blog dela. Quando o abri acho que a raiva se apoderou de mim. 
Os meus textos, no blog de outra pessoa, com comentários de pessoas a elogiar a suposta inspiração da menina.
Os meus textos. As minhas palavras.
Com certeza que a atitude dela em comentar o meu blog e deixar o link para visitar o dela acabou por ser uma "provocação".
Na altura senti-me impotente. A internet é um mundo onde cabe tanta coisa, tanto o bom como o mau.
E com a dimensão do meu blog, esta questão era apenas uma gota no oceano.
Era mais uma.
Denunciei o blog da tal rapariga, escrevi aqui no blog sobre o assunto de forma a alertar mais pessoas sobre o caso e, aparentemente, a coisa passou à história.
Nunca mais voltei a pesquisar se continuavam a plagiar os meus textos.
Esqueci o assunto pouco tempo depois, mas um dia destes falávamos sobre isso numa aula. 
Os professores estão à espera que haja sempre alguém que faz cópia integral de informação que encontra.
Para mim, os trabalhos da faculdade não funcionam assim.
Se os temos que fazer, ao menos que sirvam para aprendermos qualquer coisa. 
Bem sei que há uma grande parte deles que só serve para levar-nos o resto da paciência e acho que é nestas alturas que a palavra plágio (entenda-se ter a maior parte da papinha toda feita) brilha toda ela, com letras néon à volta e tudo, tornando-se um pecado ao qual dificilmente resistimos.
Não se esqueçam: Plágio é feio (e é crime, óbvio!). Se queremos ser originais, temos de saber usar a informação da melhor maneira e para nosso proveito. 
As nossas palavras não têm de valer menos que as dos outros
No fundo eu sei que a Wikipédia parece saber muito mais e isso dá-nos sempre tanto jeito, não é verdade? 

1 comentário:

Cláudia S. Reis disse...

Orgulho-me em dizer que nunca fiz plágio. Nem em trabalhos, nem em textos no blogue. Se já fui plagiada? Sim, algumas vezes. Deixei um comentário nos blogues e nunca obtive resposta. Infelizmente não há muito que possamos fazer...