14 janeiro 2015

FACULDADE || Passo a passo para sobreviver à época de exames

Visto que estamos na semana que para muitos universitários representa a "salvação do semestre", decidi trazer-vos alguns passos/dicas que aplico no meu estudo, principalmente na época de exames que se inicia um pouco por todas as faculdades portuguesas.
Confesso que tenho vindo a alterar algumas coisas no meu método, uma vez que nem tudo resulta para todas as cadeiras, especialmente no curso em que me encontro agora. 
Deixemo-nos então de conversas, vamos passar aos passos.

1º Planificar


É muito importante termos consciência daquilo que temos para estudar: quantas cadeiras são; que quantidade de matéria temos para cada uma; se são matéria mais práticas, tipo matemática, ou se pelo contrário são mais teóricas.
Planificar é a palavra de ordem. Por isso o mais prático é construir uma grelha de planificação de forma a orientarem-se com o tempo que têm.
No meu caso, e com apenas dois exames na próxima semana, é fácil de distribuir o tempo que dedico a cada disciplina, além de que uma delas necessita de mais estudo devido à quantidade de matéria para a prova. 


2º O espaço 


O espaço é muito importante para um estudante. 
No meu caso, tenho um escritório em casa onde costumo estudar desde a primária. No entanto, tenho vindo a notar que se torna cada vez mais difícil concentrar-me sentada à secretária.
Para que isto não seja motivo de argumentação imediata com uma frase do estilo "ah e tal, estou farta do local e então não estudo mais", tenho tentado encontrar alternativas ao variar de divisão. 
Desde a mesa da cozinha à sala, foi num cantinho do quarto, com uma mesa de apoio, que encontrei a motivação ideal para agarrar nos livros. REGRA GERAL, cama não funciona, deixa-nos muito moles, por isso é uma opção a evitar!
O sossego é preciso e a concentração também, e se já não estamos a conseguir manter o raciocínio, porque não mudar de ares?
Uma outra opção são os espaços fora de casa como as bibliotecas das faculdades (a minha 2ª opção) ou outro espaço qualquer onde se sintam confortáveis e determinados a dar cabo das matérias.

3º O ambiente à nossa volta


Escolhido o espaço, existem outras questões a ter em conta: estudar em grupo.
Vou ser sincera: para mim compensa-me muito mais estudar sozinha. Em grupo há uma enorme tendência para se falar e discutir de tudo um pouco e, quando vamos a ver, o tempo voou e nós não abrimos sequer o caderno.
Gosto de ajudar e gosto igualmente de ser ajudada, mas o estudo em grupo é algo que realmente não funciona para a minha pessoa. Quanto muito estudar com uma ou duas pessoas, num local silencioso, sentindo apenas a presença, aquela companhia que preenche o ambiente.
Mas isto depende de pessoa para pessoa, claro! Se se adaptam bem ao estudo "coletivo", óptimo,porque este também traz algumas vantagens.
Outro ponto que pode ser aqui incluído é a música. Há quem estude muito bem a ouvir tooodo o tipo de música, desde a religiosa até ao metal mais pesado. No meu caso depende daquilo que estou a estudar. 
Quando estou a ler textos, principalmente pela primeira vez, gosto de estar concentrada, optando por desligar a música; quando estou a ler apontamentos, a escrever, a passar matérias a limpo, gosto de ter a companhia da música como "pano de fundo". Desde as playlists do Spotify, ao canal do youtube do Majestic Casual, passando pela rádio Marginal ou Smooth FM, todos me acompanham nos dias e noites de estudo.
A finalizar este 3º tópico, falar ainda da roupa. 
A que usamos nestes dias é, em geral, confortável e prática. Se não necessitarmos de sair de casa, o pijama, os fatos de treino e os casacos quentinhos tornam-se nos melhores aliados, principalmente para estes dias de frio. De verão obviamente procuramos o contrário: pôr-nos à fresca torna-se essencial para enfrentar uma época de exames.

4º Materiais e métodos


Cada um sabe os materiais que necessita e os métodos com os quais se relaciona melhor.
Como já referi, ando numa fase de descoberta e adaptação de métodos para certas cadeiras.
Ainda assim, os resumos da matéria continuam a ser a minha escolha, bem como a leitura dos textos e a consolidação dos apontamentos do meu caderno com os de colegas de anos anteriores. 
Este é um ponto mais pessoal porque cada um deve experimentar e descobrir o seu próprio método, aquele com o qual consegue obter melhores resultados.

5º Pausas


As pausas são tão importantes como o estudo. 
Devemos fazer pausas, pelo menos, de hora a hora para que a nossa cabeça possa relaxar por momentos.
Por vezes fazemos pausas a mais (quem nunca???), mas nesse caso acaba por ser uma questão de auto controlo e de consciência de todo aquele trabalho que ficou acumulado enquanto estivemos parados (feeling guilty!)
Costumo usar as minhas pausas para arrumar algo relativamente rápido, ir à casa de banho, responder a alguma mensagem, dar um olhinho ao instagram, qualquer coisa que me afaste um pouco da saturação de estar com a cabeça enfiada nos apontamentos.
As interrupções também não devem ser muito prolongadas para não se perder "a pedalada"

6º Lanches 


Por falar em pausas, parar para comer é fundamental, não só porque o nosso estômago pede, mas principalmente porque o nosso cérebro precisa.
Costumo fazer com muita frequência pequenos lanchinhos, até porque não aguento mais do que 3/4 horas sem comer. De 2 em 2 horas meto qualquer coisa à boca de forma a enganar o estômago.
Cá por casa existem coisas que só servem para afogar as mágoas do estudo: bolachas, leite com chocolate, algum bolo caseiro, chocolates são meio caminho para não caber na porta da sala no dia do exame.
Porém, há que saber balancear a coisa! 
Temos sempre opções saudáveis que passam por um iogurte, umas tostas, uma fatia de pão com fiambre ou até mesmo fruta ou uma cenoura descascada. E líquidos - muita água ou chá para manter o sistema a funcionar. O café também é fundamental para mim, mas não pode ser em quantidades industriais.
Estas são apenas algumas ideias, pois o importante é saber conjugar aquelas coisinhas menos boas com alimentos e snacks mais saudáveis que nos ajudam igualmente na concentração.

7º O dia do exame


Este é o meu ponto crítico!
Chegado o dia do exame, é importante acordarmos tranquilamente, tomarmos um bom pequeno almoço, um banho e vestirmos uma roupa que nos dê aquela energia de que precisamos.
Chegar ao exame, não stressar, confiar em todo o trabalho que tivemos e simplesmente deixar ir.
Eu falho redondamente nestes passos.
Sou muito stressada, nervosa, com ataques de dores de barriga, um nó na garganta, as mãos suadas e uma hiperventilação absurda.
Corra bem ou corra mal, há um aspecto em especial em que tenho de trabalhar - aprender a confiar mais naquilo que sou e nas capacidades que tenho. E nada melhor do que percorrer 2015 com esse pensamento em mente.

Não deixem de partilhar as vossas ideias e experiências. Aprendemos todos uns com os outros!
E num aspeto concordamos todos(as) - sobreviver à época de exames é obra!

2 comentários:

Sara N. disse...

Também falho sempre no manter a calma no dia do exame. Por mais preparada que esteja, deixo-me consumir pelos nervos.

Lua disse...

Eu também acho que me estou a safar nos exames, apesar de ser de segunda fase, espero não deixar nenhuma cadeira.
Estás em que curso? :)