11 fevereiro 2015

CULTURA || A Perna Esquerda de Tchaikovski: a perfeição que não existe



 Facebook Companhia Nacional de Bailado
A noite de sexta passada foi dedicada à cultura, com "A Perna Esquerda de Tchaikovski", no Teatro Camões.
Para quem vive o dia a dia da dança, seja profissionalmente seja por gosto, como eu, a bailarina Barbora traz a palco tudo aquilo que a dança nos provoca.
Dor, prazer, trabalho, dedicação - cabem todos no trabalho final que vemos em palco.
O aspecto de que mais gostei no espectáculo foi, sem dúvida, a relação com o corpo. Para uma bailarina o corpo é o seu instrumento de trabalho, aquele que lhe permite chegar aos limites, que estica um pouco mais de cada vez que é trabalhado.
Falar com o corpo, outro dos aspectos curiosos desta ex bailarina da Companhia Nacional de Bailado de 42 anos. O carinho das palavras, a existência de duas pessoas distintas: o corpo e a cabeça.
Os defeitos que todos temos e lutamos contra, seja o joelho que não estica, os pés que não obedecem, os ombros teimosos. 
No fim são os mesmos aspectos que nos fazem sorrir e pensar: aquela sou eu!

Foi um espectáculo muito bom, ainda para mais com a companhia ao piano de Mário Laginha, uma relação distinta mas tão próxima e íntima entre pianista e bailarina.
Até dia 15 de Fevereiro podem encontrar esta história de amor à arte no palco do Teatro Camões. Tudo o que lá vão encontrar é puro. É aquilo e muito mais: tempestades dentro de quem sente a dança no coração; saudades das dores que um dia levaram à (quase) perfeição; prazer em fazer aquilo de que realmente se gosta.
A despedida definitiva do palco...talvez.

Sem comentários: