04 março 2015

WORKSHOPS // "Como criar um blog de sucesso?"


Há uma semana atrás tive a sorte de conseguir uma vaga num workshop que ia haver no Alegro Alfragide.
O tema "Como criar um blog de sucesso?" era obviamente do meu interesse, ainda para mais tendo como orador um blogger cujo blog gosto bastante. Falo d' O Arrumadinho, é claro!
Para quem não conhece, a cara por detrás deste espaço é nada mais nada menos que Ricardo Martins Pereira, jornalista de profissão e fundador/director da mais recente revista de lifestyle em Portugal, Nit (New in Town).

Dizia eu que tive sorte exatamente porque os workshops dividiram-se em três datas, as quais estavam completamente cheias. Com o nome na lista de espera nunca pensei que me chamassem realmente, mas, quando a esperança já tinha desaparecido, um feliz telefonema mudou tudo e deu-me a oportunidade de estar presente no último dia.
Aprendi muitas coisas e confirmei outras. 
Um dos aspectos sobre o qual nunca me debrucei muito é a gestão do tempo e a publicação de posts. Sabiam que existem determinados períodos para se publicar, de forma a que mais e mais pessoas visitem o vosso blog? Faz todo o sentido!
O que faz igualmente sentido é a personalidade que o vosso blog adquire. Sermos nós próprios e escrevermos sobre o que quisermos é sempre importante. No entanto, é preciso inovar, saber que existem milhares de blogs para além do nosso e que se queremos alcançar sucesso, este passa por ter um espaço original, um nome apelativo e pensar fora da caixa.
A parte comercial esteve foi também alvo de reflexão. Um blog não adquire o estatuto "sucesso" no imediato; é preciso trabalhar nele, investir esforço e dedicação, algum dinheiro até.
Desde Novembro tenho tentado ao máximo publicitar "O Tamanho M". O Facebook do blog foi criado mesmo com o propósito de me aproximar mais de vocês, de vos dar a conhecer "o blog, mas também de criar o compromisso de escrever (muito) mais, melhor, trazer novas ideias e desafios.
O workshop abriu-me a gaveta das ideias e da consciência - publicar mais, todos os dias, é uma prioridade; trazer novos temas também. 
A vontade de aprofundar estas questões é grande e da minha wishlist passou a fazer parte um "curso" de 25 horas no Palavras Ditas, um centro de formação em Comunicação com vários cursos rápidos, entre os quais um sobre o tema desenvolvido neste workshop.
Certamente que esta consolidação de conhecimentos é uma mais valia para o futuro, tanto no mundo do jornalismo como do blog.

Sem comentários: