30 abril 2014

#somostodosmacacos

We are all monkeys!

A recorrência nas provocações dos adeptos ao jogador do Barcelona, Dani Alves, durante um jogo, e consequentemente o acto de lhe atirarem bananas durante o mesmo, provocou uma onda de solidariedade e de gritos de basta ao racismo, daí a "invasão de bananas" nos últimos tempos.
Brilhante é a palavra que me ocorre para classificar este "movimento" (é isso não é?) que está a surgir nas redes sociais. Já estava na altura de algo marcante, e a ideia de brincarem com a banana parece-me algo divertido e, ao mesmo tempo, transmissor da mensagem.
É importante que não nos esqueçamos que existem milhares (atrevo me a dizer milhões) de pessoas vítimas de racismo e de actos racistas um pouco por todo o mundo, e espero sinceramente que esta situação que aconteceu com um jogador mundialmente conhecido sirva para consciencializar a restante população de que todos os dias, a cada minuto que passa, alguém é vítima do preconceito.
Não devemos estar alerta só a partir do momento em que ocorreu uma situação racista com alguém reconhecido; devemos estar alerta sempre, pois é um caso em muitos.

A nossa origem está biologicamente associada aos primatas, partimos todos do mesmo, mas diferenciamo-nos consoante uma série de factores e ninguém nos deve apontar o dedo por causa disso. 
No fim do dia, #Somostodosmacacos, certo?

Original: #Weareallmonkeys

2 comentários: