27 janeiro 2015

HISTÓRIA || Auchwitz não será esquecido


Não gosto quando alguém diz "odeio história". Acho que as pessoas não têm noção de como ela é importante na nossa vida. História é tão fundamental como matemática: somos feitos dela, está por toda a parte, define o nosso passado e o nosso presente.
Uma das matérias que mais me cativa é a da 2ª Guerra Mundial e tudo o que lhe está associado.
Para percebermos o nosso presente é necessário procurarmos respostas no passado, ainda que este  esteja conotado com episódios negativos. 
70 anos passaram desde a libertação do campo de concentração de Auchwitz.
Anos de horror relatados hoje pelos sobreviventes. Um local carregado de negro, com terríveis memórias aprisionadas em cada recanto. Marcas físicas e psicológicas que jamais serão apagadas.
Desde que descobri que o campo está aberto ao público, tenho uma enorme vontade de o visitar e de o "viver". Os caminhos que tantos percorreram em condições desumanas; os espaços que escondem o horror de milhões de vidas; os ruídos imaginários dos vagões carregados; a vontade de fechar os olhos e tentar sentir (sem sucesso) o que tantos sentiram - o medo, a angústia, o fim da linha para tantos e a coragem de muitos outros.
Sermos o que somos e termos as condições que temos só é possível através da história, a qual nos deveria ensinar que não precisamos das palavras holocausto, terror e massacre para evoluirmos.
Não há episódios para apagar; há sim episódios a não ser esquecidos. 
Auchwitz é mais um mau exemplo (o pior) de como não nos aceitamos enquanto seres humanos, onde o horror se sobrepôs à humanidade que conhecêramos até então.

1 comentário:

Liv. disse...

Partilho do mesmo gosto pelo que diz respeito à 2ª Guerra Mundial e do mesmo desejo de um dia poder visitar Auchwitz :)