30 setembro 2017

NEXT STOP || Praga, República Checa


Sabem a história do Hansel e da Gretel e da famosa casinha de chocolate?
Praga tem todo esse imaginário e mais algum. Mais uma vez, e tal como em Pilzen (podem ler mais sobre essa cidade checa aqui), Praga é uma cidade absolutamente linda, que nos transporta para os tempos negros de Idade Média.
É engraçado que ao rever as viagens que fiz nos últimos tempos a maioria delas aconteceram no inverno, uma estação que não é agradável para toda a gente, mas que para mim é uma altura mágica, onde podemos presenciar um inverno que, na maior parte dos países europeus, não tem nada a ver com o nosso.
Concentremo-nos então em Praga, a cidade das bruxinhas como eu simpaticamente a apelidei.


O CASTELO

O tempo era curto e no último dia do ano a cidade preparava-se para  a entrada em 2017. A visita foi a mais simples possível, apenas os pontos principais da cidade, logo a começar pelo castelo. 
O castelo não é só um castelo, é um conjunto de complexos onde encontramos o castelo, a catedral, ruas, jardins, etc.
Ao atravessar os muros da entrada, o que sobressaiu mais à vista foram as torres da catedral que me transportaram de imediato ao universo do Harry Potter e das torres de astronomia do Castelo de Hogwarts. 
Todo o complexo tem a sua beleza, com uma mistura de estilos de arquitetura devido aos diferentes anos de construção todo o castelo é completamente evidente. 
Já dentro das imediações, o queixo caiu-me ao passarmos por baixo de um arco e encontrarmos de frente a frente da Catedral de São Vito com uma altura brutal, tal como toda a arquitetura e pormenores que a compõem. Difícil foi colocar toda esta grandeza dentro de uma fotografia. Na minha cabeça a pergunta é sempre a mesma: como conseguiram eles, naquela altura, construir esta brutalidade? Acho que precisava de ver para acreditar.
Dentro das muralhas, mas também fora, encontrámos as típicas feirinhas de inverno que preenchiam o ar de cheiros, desde carne a assar nos espectos, até vinho quente ou o cheiro (já) enjoativo de açúcar e doces. Os brinquedos para os mais pequenos também faziam as delícias, em especial os de madeira como as famosas marionetas.
Já fora do castelo, e descendo as ruas da cidade, os cheiros acompanhavam-nos, assim como o frio que se intensificava à medida que o sol se punha, eram apenas 16h. Não é de admirar que este tipo de capitais europeias estejam repletas de cafés e lugares cozy para ficarmos. Ninguém aguenta andar na rua muitas horas seguidas e estes locais tornam-se os nossos melhores amigos para aquecer os pés e descansar.









CHARLES BRIDGE

A Charles Bridge é uma das pontes mais conhecidas de Praga. Repleta de figuras religiosas, durante o dia encontram-se imensos vendedores de quadros e pequenas peças de arte ao longo da ponte. Foi aqui que também abusei (muito) da máquina fotográfica e das mais diversas perspetivas que a vista nos oferecia.
Esta é uma das pontes mais movimentadas e um dos locais privilegiados da cidade. Foi aqui que nos despedimos de 2016 e entrámos em 2017. 





O RELÓGIO DE ASTRONOMIA

Do outro lado, e depois de mais umas tantas ruas, o símbolo máximo desta capital: o relógio de astronomia, com um complexo funcionamento, inalcansável para o comum do turista. 
Encaixado numa das paredes da Câmara de Praga, o relógio toca de tempo em tempo, com umas personagens que surgem nas pequenas janelas e que ajudam a construir uma história sinistra por detrás de todo o encanto do relógio. 




JOHN LENNON WALL

Estive com a minha amiga em Praga em dois dias diferentes: no dia 31 de dezembro e no dia 2 de janeiro. Fomos à John Lennon Wall no segundo dia, dia em que explorámos melhor algumas  zona que já tínhamos ido, bem como outras diferentes, como esta que vos vou falar.
A parede que os checos dedicaram a John Lennon, um dos eternos membros dos The Beatles, é feita por todos nós e para todos nós. Nesta parede encontramos desenhos, tags e uma imensidão de mensagens, a maioria alusivas a paz e amor para o mundo. Torna-se confuso porque o espaço já está muito preenchido, com uma mistura de cores que nos leva a aproximar para ler melhor algumas das mensagens ali deixadas. Quando regressei a Portugal fui pesquisar mais sobre este spot que se tornou famoso quando alguns jovens checos decidiram ali deixar mensagens de esperança numa altura em que a República Checa vivia ainda agregada à URSS.
A parede é uma simples parede, localizada numa rua de Praga. As mensagens nela inscritas é que a tornam especial, principalmente porque todos os dias o aspeto deste mural muda.




PRAÇAS E RUAS

Por ali, e a toda a volta, em cada beco e em cada rua, os edifícios e todo o ambiente ao redor fazem lembrar contos infantis e a idade média. Embora bonitos e imponentes, as cores são escuras e sombrias, com torres altas, encerradas por pináculos e cúpulas a lembrar o gótico. 
Os mercados de Natal estavam por toda a parte e era impossível sair da cidade sem provar o famoso trdelnik, uma espécie de bolo, coberto com açúcar e canela (pode também ser recheado por dentro).



Ficou ainda muito por conhecer nesta cidade, uma vez que tive oportunidade de conhecer outros locais da 
República Checa. O regresso a Praga é obrigatório e se for com frio será ainda melhor.  

Sem comentários: